quinta-feira, 21 de abril de 2016



Foto: Iolanda Oliveira
Foto: Reunião de organização  do evento com estudantes do CCAE- Monitoria e  adolescentes residente no entorno do Campus IV  de Mamanguape  na mobilização da Semana do Livro. 22.04.2016
Foto: Iolanda Oliveira

       PROGRAMAÇÃO 
     
 A SEMANA DO LIVRO NO VALE DO MAMANGUAPE-PB
 É UMA AÇÃO ABERTA 
 PARTICIPE!!!
                                                      

18h00-VIDEOGRAFIA:  Capoeira - Fotos Pierre Verger  (Telão)
18h30-Aquecimento -  Grupo de Capoeira Negro Fujão do Mestre Junior-Paraíba   e  Mestre  Pererê-SP. (Parte externa do CAMPUS)
19h00- Lançamento da  Revista de Extensão da UFPB - Universidade Cidadã com  a  presença   do  representante da PRAC-UFPB  (Auditório) 
19h15 Apresentação do documentarista italiano Alberto Banal - PROJETO FOTÓGRAFOS DE RUA desenvolvido pela Associação de apoio as comunidades afro:  http://fotografosderua.blogspot.com.br/p/o-proje.html
(Auditório)
20h15-Apresentação do Projeto Leitura Livre, uma ação da Porta do Sol- Projetos Culturais.https://www.facebook.com/portadosol.projetosculturais?fref=ts. Outra experiência que será apresentada e a do projeto:Encontro das Traças do escritor e poeta André Ricardo Aguiar. Esse projeto foi selecionado na Bolsa de Fomento a Leitura do Ministério da Cultura.
https://www.facebook.com/Encontro-das-Tra%C3%A7as-367561463397181/
20h45-Apresentação do Projeto Lá Li Gibi, coordenado pela Profa Judy Maurea – UFPB. (Auditório)
Blog: (http://www.bpriachodonavio.blogspot.com.br-(Biblioteca Popular Riacho do Navio).
21h15- Apresentação do Grupo de  Capoeira Negro Fujão  do Mestre Junior-PB e Mestre Pererê-SP.  http://capoeiranegrofujao.blogspot.com.br/
ATIVIDADES  NA  PARTE EXTERNA DO CAMPUS 

STANDERS DE PUBLICAÇÕES DE LIVROS e PERÍODICOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS 

Objetivo: Divulgar  publicações institucionais  que  sirvam de subsidio aos cursos do CCAE.

STANDER -1:Pró-Reitoria de Extensão
http://www.prac.ufpb.br/
STANDER -2:Biblioteca Central 
http://www.biblioteca.ufpb.br/
STANDER -3:Editora UEPB
http://eduepb.uepb.edu.br/?page_id=6
STANDER -4: CCAE
http://www.ccae.ufpb.br/
Destaque da Semana Lançamento  da Revista de  Extensão-PRAC-UFPB.
STANDERS DE PUBLICAÇÕES DE LIVROS  NA PARAÍBA 

Objetivo: Divulgar  publicações  de editoras da Paraíba que  sirvam de subsidio aos cursos  de licenciaturas do CCAE.
STANDER:  Editora GRAFSET

 STANDER DE DISTRIBUIÇÃO E TROCA DE LIVROS 

Objetivo: desenvolver ação de fomento a leitura  com  o intuito de  proporcionar aos jovens e adolescentes que residem no entorno o acesso a livros que auxiliem na sua formação  no espaço escolar.
Os livros  doados pela Biblioex-PRAC, será destinado a Biblioteca Setorial do CCAE. As demais doações de livros de literatura e paradidáticos é destinado aos jovens da comunidade e estudantes e  filhos dos servidores terceirizados.

 BIBLIOCAPOEIRA 
Objetivo:  divulgar  história da Capoeira, bibliografia, indicações de leitura.

 BIBLIOFILMES 

Objetivo: divulgar publicações dos projetos  de leitura  implementados nas escolas  e exibir  filmes e documentários  diversos.

RODAS LITERÁRIAS:VAGAS LIMITADAS! INSCRIÇÕES DIRETO NAS INSTITUIÇÕES

25/04
RODA LITERÁRIA: 9h15min 
TEMA/ASSUNTO: História e Cultura Afro Brasileira. Anfitrião: Professor Itamar Cosme. Moderador mestrando em Ciências das Religiões/UFPB Luís Felipe Mont’mor (Grupo de Capoeira Angola Comunidade. JP/PB)
Local: EEEFM Luis Gonzaga Burity - Auditório Prof. Vicente Elias.
RODA LITERÁRIA: 9h00min 
TEMA/ASSUNTO: Performance. Moderadora Servidora Aline Lima
Local: CAPS 1 - Rio Tinto
26/04
RODA LITERÁRIA: 7h30min
TEMA/ASSUNTO:Conversas de Capoeira e Muitas Brincadeiras. Mediadoras: Professoras Josilda Madruga e Heloisa Almeida
Local: EMEF Prefeito Gerbasi. Salema-Rio Tinto
28/04
AÇÃO DA SEMANA DO LIVRO: 10h30 min
Ação na Praça João Pessoa Secretaria  Municipal de Cultura - Barnabé  Fona Gomes –  Literatura  e  Capoeira em África
29/04
RODA LITERÁRIA: 9h15min
TEMA/ASSUNTO:Capoeira em Cordel e Juca Pirama. Mediadores: Profa. Lucivan Evangelista, Prof. Eduardo Junior.
Local: EEEFM Luis Gonzaga Burity

RODA LITERÁRIA: 7h30min
TEMA/ASSUNTO: Ler um Caminho de Descobertas – Construção Literatura de Cordel com o tema da capoeira. Mediadoras: Professoras. Ana Sobral e Luíza Bandeira (escritora - literatura  de cordel)
Local: EE Indígena José Lopes Ribeiro.

RODA LITERÁRIA: 14h00min 
TEMA/ASSUNTO: Contação de História Afro.  Mediadora: Fernanda Ferreira –  contadora de história  e arte educadora.
Local: Centro de Educação Produtiva – Pindobal - Mamanguape

RODA LITERÁRIA: 19h00
TEMA/ASSUNTO:   Capoeira no Brasil e  em África. Mediador:  Barnabé Fona Gomes e Mestre Junior -PB. 
Local:  Campus IV – Rio Tinto, Curso de Antropologia - CCAE   Prof. Marcos Aurélio 


RODA LITERÁRIA: 19h00
TEMA/ASSUNTO:EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO E CULTURAL. Mediador: Prof. Antônio Gualberto – Coordenador da  COEX-PRAC-UFPB.
Local: Sala P1 – Curso de Secretariado Executivo Bilíngue – CCAE  Campus IV – Mamanguape, Profa. Cibelle Santiago.
CERTIFICADO:  Mediação da Roda Literária (3 horas)
                              Participação na apresentação do auditório(4 horas)
                                 Monitoria(15 horas)

Informações: (83)98130.7658  e    (83) 98616-4496     
E-mail: livronovalemme@gmail.com


Foto: Iolanda Oliveira
 Catalogação dos livros  doados pela  PRAC e Editora Universitária, Carrefour, Associação de recicladores e  estudantes com  a  colaboração  dos  adolescentes residente no entorno do Campus IV  de Mamanguape   



Foto: Paulo-CCAE
NO DIA 25.04.2016
TRAGA UM LIVRO E TROQUE POR  OUTRO

Foto: Iolanda Oliveira
Catalogação dos livros  doados com  a  colaboração  dos  adolescentes residente no entorno do Campus IV -Mamanguape 
Foto: Iolanda Oliveira

ESPERAMOS POR VOCÊ!!!

DESENHO  DA PROPOSTA CONSTRUÍDA:


Proponente:

Ana Margarida, estudante de Antropologia/UFPB.
Capoeirista praticante desde 1998 na filial do grupo Associação Cultural de Capoeira Angola Navio Negreiro (1998-2003), imediatamente integra o Grupo “Malta” – Grupo de Capoeira Angola Meninos Guris e Gurias de Rua (2004), Cofundadora do Grupo de Mulheres Capoeiristas: Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela (2006). RS.

Objetivo da Proposta: Inicialmente o nosso objetivo foi construir uma agenda  coletiva  dentro da Semana do Livro voltada  para  a visibilidade da Capoeira  como um  campo de estudo  transdisciplinar  com foco em rodas literárias de fomento a leitura   na região do Vale do Mamanguape, ampliando para uma ação mas ampla de  visibilidade de produções em várias áreas.

Metodologia  das  Rodas Literárias:  A  composição metodológica das rodas literárias se dará com  base na importância do ato de ler dentro de uma perspectiva freireana onde o ato de ler implica percepção critica, interpretação e re-escrita, imbricadas  com as formas de  leitura de mundo.  As rodas   foram estruturadas  á partir de   seis eixos, que não foram estruturados de forma aleatória mas decorrentes de um trabalho de levantamento de referências feito pela estudante Ana Margarida  na base de dados do IBICT e da Biblioteca Nacional, visando  compor um quadro de obras literárias e científicas que será disponibilizada neste espaço.




Um comentário:

  1. AGRADECIMENTO I - SEMANA DO LIVRO 2016
    Aconteceu! A Semana do Livro do Vale do Mamanguape, sob o tema “Promoção e Desenvolvimento da Capoeira e suas Interfaces”. Entre os dias 25 e 29 de abril, mês internacional do livro e do autor.
    A Realização da semana contou com aproximadamente quatrocentas pessoas, entre a Abertura, exposições, participação de editoras, de núcleo de estudo e pesquisa/UFPB, Rodas Literárias e a “Semana na Praça”. Concretizamos ações importantes para visibilidade, fomento e acesso ao Livro, Leitura e Literatura. Já no campo da Biblioteca recebemos doações de livros, e pudemos distribuir outros. Como também agregamos diferentes atores sociais em prol do LLLB, à luz de uma literatura a partir da expressão cultural negra – capoeira, que:
    “Antes de ser “descoberta” pelos historiadores, há poucas décadas, a capoeira já tinha vivido suas aventuras nas páginas da literatura, dos cronistas, dos me morialistas (...) num passado remoto, a capoeira só era testemunhada pela pena dos escrivães de Polícia¹.
    Como o êxito das adesões, participações, apoios - momento de agradecer as pessoas peloêxito desta ação:
    À Professora Doutora Iolanda que de forma corajosa e determinada abraçou a ideia, e foi junto com a proponente até o fim. Mesmo na função de Servidora no CCAE-Unidade Mamanguape/UFPB, mais uma vez demonstrou que quem quer fazer a diferença, não espera acontecer!
    A arte da Semana que foi gerida por estudantes do Curso de Design/UFPB e com a chegada da Professora Drª Angélica Acioly, só melhorou o que já havia começado brilhantemente.
    À Diretora Sanderline, Professora Lucivan Evangelista, Profo. Eduardo Jr., ao Mestrando Luís Felipe Mont’mor, em especial ao Profo. Anfitrião Itamar Cosme, aos estudantes do Curso de Bacharelado de Antropologia/UFPB Janílson, Muniz e Suan. À Diretora Ana Cristina, em especial a anfitriã Profa. Ana Sobral. A facilitadora/moderadora Professora Luíza Bandeira. Às Professoras Josilda Madruga, Rita de Cássia e a Pedagoga Heloisa. Aos estudantes do entorno da Unidade de Mamanguape/UFPB, a Coordenadora Técnica Gerlane, e a Servidora Aline Lima e demais integrantes da equipe. Ao Coordenador Pedagógico Eduardo Soares. À atriz e contadora de história Fernanda Ferreira, aos músicos e capoeirista – respectivamente: Diego Araújo e André Menezes, à equipe de registro: Clareana Cendy e Joelma Cesário. Ao Odontólogo Barnabé Fona, ao mediador Profo. Marco Aurélio e sua turma P3 do Curso de Antropologia, ao Servidor Técnico Paulo Ricardo. Ao Anderson (Pé na Cova), estudantes, mães e responsáveis, que estiveram presentes na “Semana na Praça João Pessoa”. Centro de Rio Tinto. À Coordenadora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação-Campus IV/UFPB, Profa. Angeluce Perônico.
    À todas as instituições que de alguma forma colaboram para a realização da Semana do Livro do Vale do Mamanguape: às Secretarias Municipal de Educação e Cultura-RT, à EEEFM Burity, ao GEPeeeS, à EEEFM Profo. L. APRÍGIO, ao CAPS 1 Rio Tinto, à EMEF Prefeito Gerbasi, à EEIndígenaEFM Drº Lopes Ribeiro, à 14ª GRE, ao Núcleo de Ação Pedagógica-SEE-PB, ao Centro Educacional de Produção – PINDOBAL, ao grupo Gira Contos ao Coletivo de Mulheres do Campus IV/UFPB, Laboratório ARANDU, à Coordenação do Curso de DESIGN, ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação-Campus IV/UFPB, à Biblioteca Central/UFPB, ao Supermercado Carrefour. Às Editoras da UEPB, GRAF SET. À PRAC, ao Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena-NEABI/UFPB.

    1.Capoeira angola e literatura popular: marcas da tradição oral afro – brasileira. Carla Alves de Carvalho Yahn. Mestranda em Letras do Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
    Disponível em http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/Capoeira_angola_e_literatura_popular_marcas_da_tradicao_oral_afro-brasileira.pdf acesso em abril, e, 25/05/2016




    ResponderExcluir